As Instalações Técnicas desempenham um papel fundamental na Qualidade de Exploração dos Edifícios. Assim, a sua concepção e dimensionamento devem basear-se em critérios de grande rigor, assegurando, por um lado, o cumprimento dos regulamentos em vigor, e por outro, a harmoniosa integração no ambiente espacial definido no projecto de Arquitectura.
Como objectivos principais consideram-se os seguintes:
A conjugação e articulação dos objectivos das diversas valências e a concepção desde a fase de projecto até à fase de implementação conferem às diversas instalações uma optimização de recursos energéticos maximizando a eficiência.
ÁREAS DE ACTUAÇÃO EM INSTALAÇÕES TÉCNICAS
Projectos de instalações Eléctricas.
Os projectos de instalações eléctricas são adequados ao fim a que se destinam e compostos em parte ou no todo pelas seguintes subespecialidades: postos de transformação, grupos de emergência, sistemas de alimentação de energia ininterrupta, alimentação, distribuição e utilização de energia Eléctrica, diagramas de alimentações e esquemas de quadros eléctricos, estudos luminotécnicos, redes de iluminação normal e de emergência, controlo de iluminação, rede de terras e protecção contra descargas atmosféricas.
Projectos de Segurança
No âmbito dos projectos de segurança temos:
Projectos de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, compostos por equipamentos activos que consistem da detecção, extinção e desenfumagem e equipamentos passivos que são a compartimentação corta-fogo e evacuação.
Projectos de segurança predial, compostos por equipamentos/sistemas de protecção activos de detecção e protecção, controlo de acessos, controlo de parques, sistemas de vídeo vigilância e passivos tais como a detecção de gases combustíveis, gases tóxicos e detecção de inundações.
Projectos de Infra-estruturas de Telecomunicações
Os projectos de telecomunicações dividem-se em duas áreas:
ITED (infra-estruturas de telecomunicações em edifícios).
ITUR (infra-estruturas de telecomunicações em loteamentos, urbanizações e conjuntos de edifícios).
Medidas de Autoprotecção.
Nas medidas de autoprotecção e planos de segurança de um edifício ou espaço são estudadas, abordadas e avaliadas todas as questões e situações que de alguma forma podem aumentar ou diminuir a probabilidade de acontecer um evento e aumentar ou diminuir a capacidade de resposta a uma emergência.
Temas como: lista de números de emergência, armazenamento de líquidos e materiais tóxicos, corrosivos e inflamáveis, manutenção dos meios activos e passivos de segurança contra incêndios e respectivos relatórios, responsáveis de segurança e suas funções são compilados num documento que compõe o plano de segurança e as medidas de autoprotecção tendo com objectivo principal a defesa e protecção de pessoas e bens em caso de um evento de emergência.
Projectos de Hidráulica;
Projectos Térmica;
Projectos Acústica;
Estruturas;
Certificação Energética.
Rua Santa Maria Madalena n°11 – 2o
Alvaiázere – 3250-121
Tel. 219 591 308
geral@projectsys.pt
NIPC 516713582